NOVAS FORMAS DE FAZER LITERATURA: UMA ANÁLISE DO BOOK-APP CRIANCEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v17i1.2107

Palabras clave:

Literatura infantil, Literatura digital, Book-app, Crianceiras.

Resumen

Em meio às inovações ocorridas na literatura com o advento da tecnologia, surge o aplicativo Crianceiras (2016), um book-app que tem como propósito, segundo o idealizador, Márcio de Camillo, aproximar as crianças da poesia de Manoel de Barros unindo música, sons, cores e ilustrações. Decidimos analisar tal objeto por percebermos o seu destaque no cuidado com a preservação da experiência estética com a literatura. O principal objetivo deste artigo é analisar o Crianceiras para verificar a qualidade e a presença de elementos estéticos e literários, a partir da ficha de avaliação de Correro e Real (2018), instrumento criado para auxiliar mediadores de leitura na seleção de obras literárias digitais. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, portanto descritiva, com enfoque no estudo de caso, análise documental e, ainda, em dados concebidos através de entrevista. Quanto aos procedimentos usados, foram importantes leituras de referenciais teóricos sobre cibercultura e literatura digital, além de levantamento de dados documentais ligados ao objeto de estudo, bem como o estudo de caso a partir do instrumento de pesquisa ficha de avaliação das autoras já citadas. Afora Correro e Real (2018), usamos Gohn e Stavracas (2010), Carvalho (2010), Kirchof (2016) e Colomer (2017) como referência.

Biografía del autor/a

Beatriz Pereira de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Graduada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É integrante do Grupo de Pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF).

Daniela Maria Segabinazi

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Letras pela UFPB. Graduada em Letras e Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino (ANPOLL). 

Publicado

2020-06-30