O OLHAR FEMININO SOBRE A GUERRA: UMA LEITURA DO TESTEMUNHO EM A COSTA DOS MURMÚRIOS, DE LÍDIA JORGE

Autores/as

  • Ligia Vanessa Penha Oliveira UFG/UEMA
  • Francisca Maria de Figuerêdo Lima UFG

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v18i2.2471

Palabras clave:

Literatura contemporânea portuguesa. Memória. Testemunho. Guerra colonial.

Resumen

Este é um recorte a acerca da elaboração da narrativa de testemunho ficcional no romance A costa dos murmúrios (1988), da contemporânea portuguesa Lídia Jorge. A obra jorgiana apresenta um passeio pela vivência das mulheres portuguesas da segunda metade do século XX em meio às experiências de guerra e, objetivamos aqui, analisar a perspectiva feminina diante da guerra colonial, através da trajetória da personagem Evita/Eva Lopo. Partindo de conceitos relacionados ao testemunho. Analisamos, assim, como se processa o testemunho da personagem Evita/Eva Lopo na busca do autoconhecimento, ao passo que se narra ação entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, em plena guerra colonial. A análise, fundamentada nos estudos de Ricoeur (2007), Márcio Seligmann-Silva (2009), Gagnebin (2009), entre outros, concordam com a reflexão de Gagnebin (2009) sobre memória e testemunho, em que defende: o testemunho não serviria somente para não se esquecer do passado, mas também para agir sobre o presente.

Biografía del autor/a

Ligia Vanessa Penha Oliveira, UFG/UEMA

Doutoranda em Letras/ Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora convidada da Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias (CESC/UEMA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias- LAMID (CNPq-UEMA).

Francisca Maria de Figuerêdo Lima, UFG

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UFPI). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Graduada em Letras Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Publicado

2021-12-22