A SALA DE AULA ANTES DA PANDEMIA: UM PERCURSO DA PRÁTICA DOCENTE COM AS MÍDIAS MÓVEIS

Autores/as

  • Marcos dos Reis Batista Universidade Federal do Pará
  • Suellen Cordovil da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2649

Palabras clave:

Ação pedagógica. Novas mídias. Letramento acadêmico. Educação. Cultura digital.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar de modo sucinto o uso de redes móveis como WhatsApp e Telegram como espaços formativos no ensino linguístico dos gêneros textuais acadêmicos. A metodologia empregada baseia-se na abordagem qualitativa de acordo com André (2013) e Yin (2015) de tipo de estudo de caso no qual se pensa um dado fenômeno não apenas na sua singularidade, mas também na sua dimensionalidade. Ao tratar da ubiquidade da educação muito antes da crise sanitária ocasionada pela Covid-19, a investigação mostra os aspectos tratados na elaboração de ações pedagógicas que colaboram com a apropriação de gêneros acadêmicos. Os resultados apontam que o planejamento de ações que fazem uso de mídias móveis não substitui o professor em sala de aula, mas colabora significativamente com orientações dinâmicas se bem elaboradas ao auxiliar o/a estudante superando distâncias físicas e limitações de recursos para sua aprendizagem.

Biografía del autor/a

Marcos dos Reis Batista, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Letras do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Possui Mestrado em Letras (Linguística), Especialização em Ensino- aprendizagem de português língua estrangeira/segunda língua e Graduação em Letras-Alemão, ambos níveis pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5168-089X

E-mail: iobrasiliano@gmail.com

Suellen Cordovil da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e docente efetiva da Faculdade de Línguas estrangeiras e Tradução da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7421-0922

E-mail: suellen@unifesspa.edu.br

Publicado

2022-06-29