FOTOGRAFIA E SENSORIALIDADE: OS MÉTODOS SENSORIAIS DE CHIKAOKA

Autores/as

  • Mariana Ramos Neves de Castro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Lucas dos Anjos Vieira Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2680

Palabras clave:

Chikaoka. Fotografia. Métodos. Sensorialidade. Métodos

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender os métodos que o artista-fotógrafo Miguel Chikaoka utiliza para fazer e refletir sobre o fazer fotografia. Utilizamos os passos analíticos clássicos em pesquisas qualitativas de Milles e Hubberman (1994), para realizar o levantamento e operar com os resultados, assim como classificá-los. Como resultado da classificação elencamos três métodos: os métodos coletivos que corroboram para a compreensão da fotografia como resultado de uma elaboração coletiva que promovem a interação das diferentes sensibilidades (LE BRETON, 2016); os métodos artesanais, a partir da criação de aparelhos artesanais, Flusser (1985); e as metodologias sensoriais, estas voltadas à percepção sensorial através dos sentidos do corpo, com especial foco na visão e no tato, que corroboram para uma compreensão de uma percepção mais ampla e plural do mundo, Sontag (1977). Desta maneira, compreendemos que os métodos de Chikaoka nos ajudam a imergir no mundo do sensível a partir do fazer fotografia, expandindo nossa percepção compartilhando-as com outros indivíduos provocando processos de alteridades e reciprocidades.

Biografía del autor/a

Mariana Ramos Neves de Castro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Universidade Federal do Pará (UFPA).Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes da mesma instituição e mestre em Estudos das Sociedades Latino Americanas - Opção Comunicação, pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Realizou estágio doutoral no Departamento de Antropologia do University College London (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES). É uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (UFPA/CNPq). Coordena o Projeto de Pesquisa Imagem e Cultura na Amazônia: O movimento fotográfico de Belém; e, Projeto de Extensão Documentário Biográficos da Amazônia - DocBio.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3065-270X E-mail: mrndecastro@gmail.com

Lucas dos Anjos Vieira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação em Publicidade pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista PIBIC (2019-2021). Colaborador/participante do Grupo de Pesquisa Sociabilidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (UFPA/CNPq).

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2293-3712

E-mail: lucasanjos2009@gmail.com

Publicado

2022-06-29