NAS DOBRAS DAS ONDAS DE DANIELLE FONSECA

Autores

  • Vera Maria Segurado Pimentel Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1266

Palavras-chave:

Surf. Ondas. Dobras. Deleuze.

Resumo

O artigo, em questão, visa analisar o trabalho “As dobras somos nós” da artista visual, Danielle Fonseca, vencedor da XVII edição do Salão UNAMA de Pequenos Formatos, com base em autores como Lins (2009), Santaella (2003, 2007), Machado (2003), entre outros. O estudo aborda, primeiramente, um histórico da vídeo arte no Brasil, a  imagem em movimento, a relação entre a teoria de Giles Deleuze das dobras com o surfe e posteriormente, uma análise a partir da semiótica aplicada sobre o vídeo em questão. As teorias sígnicas de Peirce contribuíram de maneira significativa para as análises realizadas na vídeo arte, revelando as várias relações de significados presentes nas imagens do surfista, equilibrando-se na prancha e adentrando o famoso “tubo” que todo praticante busca obsessivamente.

Palavras-chave: Surf. Ondas.  Dobras.  Deleuze.

Biografia do Autor

Vera Maria Segurado Pimentel, Universidade da Amazônia

Graduação em Letras - Habilitação em Inglês pela Universidade da Amazônia (2002), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (1985). Especialista em Linguística aplicada à Língua Inglesa -Unama (2002), mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2012) e doutoranda em Comunicação, Linguagem e Cultura - UNAMA (2018). Atualmente é professor adjunto I da Universidade da Amazônia, professor titular da Faculdade Metropolitana da Amazônia e em processo de aposentadoria da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, Comunicação e Língua Inglesa , Comunicação e Expressão e Redação, Metodologia Científica e tutora em EAD.

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Publicado

2018-12-31