LEITURA DE POESIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UMA DISCUSSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1881

Palavras-chave:

poesia, inteligência emocional, criatividade, flexibilidade cognitiva, Luigi Pirandello

Resumo

O presente artigo tem a função de abordar alguns modos como o texto poético pode atuar no processo de conhecimento de si, do outro e do mundo, além de investigar, como fator de fundamentação, a ideia de que existe uma linguagem poética, como item de cultura, que auxilia no processo de criação e manutenção de identidades, tal qual se lê em Candido (1995; 1995a; 1996) e Paz (2012). Para isso, nos valemos da leitura de textos poéticos do italiano Luigi Pirandello e tomamos como ponto de partida a ideia de que a poesia tem um viés libertador de potências humanas e de que a competência ou inteligência emocional que o texto poético pode vir a proporcionar é apontada como uma das competências fundamentais para o mercado de trabalho e pode ter como fonte a leitura de textos poéticos.

Biografia do Autor

Valmir Luis Saldanha da Silva, IFSP/ UNESP

Professor de Leitura, Produção e Interpretação de Textos do IFSP - Campos do Jordão. Doutorando em Estudos Literários - UNESP - Araraquara.

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Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO