DA OBSCURIDADE À EMANCIPAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O LEITOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1924

Palavras-chave:

Leitor. Emancipação. Literatura

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer a construção histórica da emancipação do leitor na literatura. Para isso, busca-se perceber os elementos valorizados no circuito literário em cada época de produção, começando na idade clássica, quando a valorização maior era do autor (escritor/narrador), ou seja, daquele que contava as histórias Com o passar do tempo essa importância passou a ser da obra, como nos casos de Dom Quixote e de Os Sofrimentos do Jovem Werther, até ser deslocada às teorias que passaram a destacar a importância do leitor para a história da literatura, colocando-o no circuito literário (Estética da Recepção). Por fim, chegou-se na igualdade entre autor, obra e leitor, além disso se  estabelece uma relação entre a emancipação do leitor e o ensino de literatura no âmbito escolar A análise do processo de emancipação do leitor na história da literatura aqui realizada teve como principais referências os estudos de arte e política de Rancière (2009, 2012), os estudos de estética da recepção, leitor e literatura realizados por Iser (1996,2011), Jauss (1994), Compagnon (2003), Zilberman (1989, 2000), Eco (2005) entre outros. Acompanhou-se o processo histórico ao longo do qual o leitor precisou se emancipar e sair do seu local de passividade para se tornar sujeito ativo no processo de construção da literatura.

Biografia do Autor

Wellingson Valente dos Reis, Instituto Federal do Pará - IFPA / Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutorando e Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pelo PPGCLC da Universidade da Amazônia (UNAMA). Bolsista Prosup/ Capes. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE - IFPA) e do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (GITA - UNAMA). Professor do Instituto Federal do Pará - Campus Belém (IFPA).

José Guilherme de Oliveira Castro, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Letras (PUC-RG). Professor e Psicólogo. Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens de Cultura Mestrado e Doutorado (PPGCLC) da Universidade da Amazônia. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico. (GITA).

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Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO