A PROCISSÃO DE SENHORA DA CONCEIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA CULTURAL EM CONCEIÇÃO DA FEIRA – BA

Autores

Palavras-chave:

Procissão, Senhora da Conceição, Identidade Cultural, Memória, Conceição da Feira-BA

Resumo

Este artigo investiga a importância da Procissão de Senhora da Conceição em Conceição da Feira-BA, e os preparativos que a envolvem, entendendo-a enquanto fato social total (Mauss, 1925), por articular as várias dimensões da vida social naquele contexto. Realizada há séculos, tal procissão transcende a religiosidade, apresentando-se como bem cultural que fortalece o sentimento de pertencimento comunitário, consolidando-se como um elemento central na história e cultura locais. Como recursos metodológicos, realizou-se trabalho de campo, envolvendo observação sistemática e diálogos com os devotos, bem como pesquisa ao Livro-Tombo da Paróquia local, além de estudo bibliográfico. Conclui-se que a procissão não apenas preserva, mas também constrói continuamente a identidade cultural de Conceição da Feira, através das relações estabelecidas entre os devotos, reafirmando os laços sociais entre os moradores e renovando sua relevância para as futuras gerações.

Biografia do Autor

Wilson Rogério Penteado Júnior, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Antropologia Social. Professor Associado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Docente no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural-UFRB.

Tatiane Amorim da Silva Sacramento, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural, da mesma Universidade. 

Downloads

Publicado

2025-12-26