ANTROPOLOGIA LITERÁRIA E SEDUÇÃO GENERALIZADA: ARTICULAÇÃO QUE ILUMINA O ENSINO DE LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1921

Keywords:

Literatura, Ensino, Antropologia Literária, Teoria da Sedução Generalizada.

Abstract

O presente artigo objetiva articular a Teoria da Sedução Generalizada do psicanalista francês Jean Laplanche e a Antropologia Literária, criada pelo teórico alemão Wolfgang Iser, evidenciando de que forma essa articulação teórica pode gerar benefícios para o ensino de literatura, destacando como os processos de autoevidenciação e emancipação corroboram o ensino-aprendizagem, tornando-o humanizador, a partir das leituras literárias e possibilitando a tradução de material inconsciente outrora recalcado.

Author Biographies

Larissa Brito dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Letras na área de Literatura, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (2019). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2013 - 2018). Participa do grupo de pesquisa GEAL - Grupo de estudos em Antropologia Literária.

Fernando Cézar Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Formado pela Universidade Federal da Paraíba, é graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação, foi bolsista CAPES em Doutorado Sanduíche realizado na Université de Paris X - Nanterre. É professor do Departamento de Fundamentação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: competência inter-relacional na gestão de conflitos e na prevenção à violência na escola, interlocuções da psicanálise com a educação. Pesquisador do Grupos Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia (UFPB/CNPq) e Estudos em Antropologia Literária (UFPB/CNPq).

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Published

2019-12-18

Issue

Section

Dossiê: LITERATURA, LEITURA E RECEPÇÃO