ANTROPOLOGIA LITERÁRIA E SEDUÇÃO GENERALIZADA: ARTICULAÇÃO QUE ILUMINA O ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.17648/asas.v16i2.1921Palabras clave:
Literatura, Ensino, Antropologia Literária, Teoria da Sedução Generalizada.Resumen
O presente artigo objetiva articular a Teoria da Sedução Generalizada do psicanalista francês Jean Laplanche e a Antropologia Literária, criada pelo teórico alemão Wolfgang Iser, evidenciando de que forma essa articulação teórica pode gerar benefícios para o ensino de literatura, destacando como os processos de autoevidenciação e emancipação corroboram o ensino-aprendizagem, tornando-o humanizador, a partir das leituras literárias e possibilitando a tradução de material inconsciente outrora recalcado.
Citas
ALVES, M. F. Leitura, Compreensão de textos e formação docente. In: PEREIRA, R. C. M. (Org.). Prática de leitura e escrita na escola: construindo textos e reconstruindo sentidos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
ARCHANGELO, A. O amor e o ódio na vida do professor: passado e presente na busca de elos perdidos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.
COSTA, Rafaela Correia; LEIROS, Lucas Magalhães. Da ficcionalização em cinema para o ensino da leitura literária no Ensino Médio: a criação de um roteiro didático metaprocedimental. Relatório Final apresentado à Coordenação do PROLICEN/UFPB. João Pessoa, 2016.
ELIAS, V. M., KOCH, I. V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
FILLOUX, J. C. (2002). Psicanálise e educação.São Paulo: Expressão e Arte.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. v. 7. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Originalmente publicado em 1905).
______. Escritores criativos e devaneios. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. v. 9. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Originalmente publicado em 1908).
______. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. v. 13. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Originalmente publicado em 1914).
______. A etiologia da histeria. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. v. 3. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Originalmente publicado em 1896).
______. Extratos dos documentos dirigidos a Fliess. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.1. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Originalmente publicado em 1897).
KUPFER, M. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
LAPLANCHE, Jean. Novos Fundamentos para a Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Teoria da Sedução Generalizada e outros ensaios. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
______. Problématiques VI: l’après-coup. France: Quadrige/PUF, 2006.
LAPLANCHE, Jean & PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes., 1992.
MORGADO, M. A. Da sedução na relação pedagógica: professor-aluno no embate com afetos inconscientes. São Paulo: Summus, 2002.
RIBEIRO, J. U. Do Diário de Mamãe. In: RIBEIRO, J. U. O Conselheiro Come. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000, pág. 166.
SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Teoria do Efeito Estético e Teoria Histórico-Cultural: o leitor como interface. Tese. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
SANTOS, J. M. S. A Transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizagem. Dissertação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SANTOS, Larissa Brito dos. Da Ficcionalização em animação de Curta-metragem para o ensino da leitura literária na Educação Infantil: a criação de um Roteiro Didático Metaprocedimental. Relatório Final apresentado à Coordenação do PROLICEN/UFPB. João Pessoa, 2015a.
______. Importância do Ensino de Literatura ou porque ficcionalizar é uma necessidade humana. In: Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, 2015, João Pessoa. Anais/Resumos... João Pessoa: UFPB, 2015b.
______. Análise do Ensino-aprendizagem de Literatura pela experiência estética: a leitura como processo autotradutivo. Relatório Final apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. João Pessoa, 2017.
SILVA, M. C. P. Da paixão de formar: uma contribuição psicanalítica à formação de educadores. In: OLIVEIRA, M. L. Educação e Psicanálise: história, atualidade e perspectivas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
SPELLER, A. R. Psicanálise e educação: caminhos cruzáveis. Brasília: Plano Editora, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Larissa Brito dos Santos, Fernando Cézar Bezerra de Andrade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.