APROPRIAÇÃO CULTURAL NA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA EM CAMPANHA DE SUPLEMENTO ALIMENTAR

Authors

Keywords:

Imagem indígena, Apropriação cultural, Indústria farmacêutica, Publicidade, Redes sociais

Abstract

A publicidade deve manter um espaço crítico para a veracidade entre suas interpretações e intenções. O presente artigo analisa a campanha da Sanofi Farmacêutica que utilizou símbolos de povos indígenas em posts patrocinados no Instagram para o suplemento alimentar Enterogermina. O estudo discute a apropriação cultural, utilizando conceitos de Bhabha (2018) e Said (2010), e sua capacidade de distorcer significados e perpetuar estereótipos. A análise inclui o contexto da cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, apoiada pela ação. A discussão inclui a consciência política de Sontag (1997), valores culturais de Machado (1984) e a contemporaneidade indígena de Krenak (2017). Utilizando a análise do discurso e o conceito de policromia de Souza (2018), o artigo argumenta que a campanha violou diretrizes da ANVISA e do CONAR e conclui que a empresa visou mascarar o lucro obtido ao apoiar uma comunidade socialmente vulnerável.

Author Biography

Michele Pucarelli, Universidade Federal Fluminense

Professor in the Department of Social Communication and the Postgraduate Program in Media and Everyday Life (PPGMC), both at the Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, Rio de Janeiro, Brazil. Researcher at the Research Group Multis: Center for Studies and Experiments in Audiovisual and Multimedia, CNPq. Coordinator of the extension project LIEX: Laboratory of Expanded Images.

E-mail: michelepucarelli@id.uff.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9345-4463

Published

2025-12-11