APROPRIAÇÃO CULTURAL NA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA EM CAMPANHA DE SUPLEMENTO ALIMENTAR

Autores/as

Palabras clave:

Imagem indígena, Apropriação cultural, Indústria farmacêutica, Publicidade, Redes sociais

Resumen

A publicidade deve manter um espaço crítico para a veracidade entre suas interpretações e intenções. O presente artigo analisa a campanha da Sanofi Farmacêutica que utilizou símbolos de povos indígenas em posts patrocinados no Instagram para o suplemento alimentar Enterogermina. O estudo discute a apropriação cultural, utilizando conceitos de Bhabha (2018) e Said (2010), e sua capacidade de distorcer significados e perpetuar estereótipos. A análise inclui o contexto da cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, apoiada pela ação. A discussão inclui a consciência política de Sontag (1997), valores culturais de Machado (1984) e a contemporaneidade indígena de Krenak (2017). Utilizando a análise do discurso e o conceito de policromia de Souza (2018), o artigo argumenta que a campanha violou diretrizes da ANVISA e do CONAR e conclui que a empresa visou mascarar o lucro obtido ao apoiar uma comunidade socialmente vulnerável.

Biografía del autor/a

Michele Pucarelli, Universidade Federal Fluminense

Profesor del Departamento de Comunicación Social y del Programa de Posgrado en Medios y Cotidiano (PPGMC), ambos de la Universidad Federal Fluminense (UFF) - Niterói, Río de Janeiro, Brasil. Investigador del Grupo de Investigación Multis: Núcleo de Estudios y Experimentos Audiovisuales y Multimedia, CNPq. Coordinador del proyecto de extensión LIEX: Laboratorio de Imágenes Expandidas.

Correo electrónico: michelepucarelli@id.uff.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9345-4463

Publicado

2025-12-11