APROPRIAÇÃO CULTURAL NA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA EM CAMPANHA DE SUPLEMENTO ALIMENTAR
Palavras-chave:
Imagem indígena, Apropriação cultural, Indústria farmacêutica, Publicidade, Redes sociaisResumo
A publicidade deve manter um espaço crítico para a veracidade entre suas interpretações e intenções. O presente artigo analisa a campanha da Sanofi Farmacêutica que utilizou símbolos de povos indígenas em posts patrocinados no Instagram para o suplemento alimentar Enterogermina. O estudo discute a apropriação cultural, utilizando conceitos de Bhabha (2018) e Said (2010), e sua capacidade de distorcer significados e perpetuar estereótipos. A análise inclui o contexto da cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, apoiada pela ação. A discussão inclui a consciência política de Sontag (1997), valores culturais de Machado (1984) e a contemporaneidade indígena de Krenak (2017). Utilizando a análise do discurso e o conceito de policromia de Souza (2018), o artigo argumenta que a campanha violou diretrizes da ANVISA e do CONAR e conclui que a empresa visou mascarar o lucro obtido ao apoiar uma comunidade socialmente vulnerável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro Rangel, Michele Pucarelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.