REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: O AMBIENTE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Autores

  • Amanda Botelho Universidade da Amazônia- UNAMA
  • Eliakim Carlos Valois Pereira Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Rogério Neves Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.17648/asas.v19i1.2646

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Tecnologias Educacionais. Metodologias Ativas. Realidade Virtual e Aumentada.

Resumo

As tecnologias de realidade virtual e aumentada, que são instrumentos inclusivos, fortalecem o acesso de todos à educação de forma digital de acordo com suas necessidades, promovendo possibilidades na expansão do conhecimento dos discentes e docentes. O presente artigo tem como objetivo geral identificar como a realidade virtual e aumentada, sendo ela uma ferramenta de tecnologia digital, contribui para a melhoria do ensino- aprendizagem, tendo como método científico a pesquisa bibliográfica. Em suma, a principal conclusão reforçada com este trabalho é que as tecnologias digitais são ferramentas de uso satisfatório quando aplicadas em salas de aula, visto que com elas perpetuamos o ensino centrado na dinâmica receptiva entre professor e aluno, formamos estudantes mais críticos e hábeis na resolução de problemas de origem cognitiva e possibilitamos experiências para além do contexto escolar.

Biografia do Autor

Amanda Botelho, Universidade da Amazônia- UNAMA

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutoranda em Teoria e Prática de Projeto em Arquitetura pela Universidade de Lisboa (ULISBOA). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0786-0551

E-mail: arcbotelho@gmail.com

Eliakim Carlos Valois Pereira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pós-Graduado em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego. Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8203-9563
E-mail: valois_eliakim@outlook.com

Rogério Neves Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Pós-Graduado em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego. Licenciado em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3825-2583

E-mail: rogerioneves1996@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-06-29